História da Raça

 

O West Highland White Terrier originou-se na Escócia, assim como outros terriers - o skye, o cairn, scottie e o dandie diamont -, mas, até hoje, não se sabe qual a raça que originou qual. O nome "terrier" origina-se do latim "terra"e faz parte do nome desses cães por serem cães de caça que, quando perseguem suas presas - raposas e pequenos roedores -, cavam buracos profundos na terra para recuperá-las em suas tocas.

 

Somente no começo do século surgiu o interesse pelo aprimoramento da raça. Atribui-se a fixação das principais características a um criador chamado Coronel Malcolm, que criava o terriers de diversas cores e, após ter atingido um de seus cães preferidos em uma caçada por confundí-lo com uma raposa, passou a dedicar-se à criação dos exemplares brancos, com os quais jamais correria o risco de um novo acidente.

 

Coronel G.B. Malcom com alguns dos seus "Potalloch Terriers"

 

A partir daí, vários criadores iniciaram projetos semelhantes e, em 1907, a raça foi reconhecida pelo Kennel Club da Inglaterra, que em 1924 determinou que os cruzamentos entre os exemplares brancos (Westies) e os outros cairn terriers (de cores diferentes) estava proibido.

Na verdade os Westie percorreram um longo caminho para chegar onde chegaram.

Os shows de cães começaram na Inglaterra no ano de 1859 e, naquela época, todos os terriers que vinham da Escócia eram apresentados como sendo Scotch ou Scottish Terrier. Durante os anos de 1899 e 1900 foi criado o "White Scottish Terrier" Club, ou seja, o Clube de Scottish Terrier Branco, mas nem todos os criadores de terriers de cor branca estavam de acordo sobre o nome do clube e da raça.

Foi em 1904 que finalmente eles se uniram para conseguir o reconhecimento da raça junto ao Kennel Club, foi neste ano também que o Westie participou pela primeira vez de um show do Scottish Kennel Club. Os Westies foram registrados e apresentados com o seu nome oficial, pela primeira na Inglaterra em 1907, no Crufts.

Uma curiosidade é que mesmo sendo apresentada como uma raça em separado desde o início do ano de 1900, até 1925 filhotes de Cairn Terrier nascidos com o pêlo branco eram registrados como Westies.

Como a grande maioria das raças de cães, o desenvolvimento do Westie sofreu um grande revés durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1916 os shows de raças foram suspensos e em 1917 as criações foram proibidas.

Em 1920 foram reiniciados os shows e até 1939 a raça atingiu o seu pico de sucesso. Com o estouro da Segunda Guerra Mundial os shows foram novamente suspensos e embora também houvesse racionamento de alimentos, desta vez a criação de cães não foi banida.

Nos Estados Unidos a raça foi introduzida em 1908, no entanto, eles só se tornaram populares a partir dos anos 60.

No Brasil eles começaram a chegar na década de 70 e ainda hoje é uma raça que pode ser considerada como rara, mas graças ao bom trabalho dos criadores em tornar este lindo animal em um adorável cão de companhia, o Westie tem tudo para se tornar bastante popular.

 

Voltar
Copyright 2005 / 2015 - Canil Terras Altas - Todos os direitos reservados
O Canil
Padreadores
Matrizes
Ninhadas
Álbum de Fotos
História da Raça
Comportamento
Padrão da Raça
Cuidados
Saúde
Links