CUIDANDO DO SEU WESTIE!!!

 

Exercícios

 

O Westie é um cão de tamanho pequeno e não necessita de muita atividade. Não requer de grandes doses de exercício.

Ainda morando em apartamentos, ou em ambientes internos pouco amplos, o espaço que tem para se movimentar geralmente é suficiente para suprir a necessidade de atividade deles.

Quando o exemplar não dispõe de acesso a áreas externas como jardins ou quintais, um passeio diário de aproximadamente 1 hora e suficiente. Assim o cão toma ar fresco, se distrai, e faz exercício. Uma caminhada diária de 2 a 3 Km é mais que suficiente como cota de exercício diária que eles necessitam.

 

Banho

 

Banho fora de casa e passeios só após a vacinação completa. Lembre-se, o lugar de maior contágio é normalmente o PET-SHOP, pois lá se concentram os portadores de doenças, outros cachorros!

Quando dar Banho ? Depende. Normalmente uma vez ao mês é mais que necessária, mas ajustes podem ser feitos conforme o clima da sua região. Importante saber que a pelagem dos Westies é dupla e tem uma oleosidade natural que com muitos banhos se perde, o que faz com que o cachorro se suje mais, resseque sua pele e possibilite o surgimento de problemas de pele que poderiam ser evitados.

Para banho recomendamos utilizar sabonete liquido PROTEX CREAM ou DOVE HIDRATANTE.

 

Escovação

 

Acostume seu filhote  de Westie a ser escovado, como se fosse uma brincadeira, ele deve ser escovado 2 vezes por semana, já que a escovação estimula o crescimento do pêlo, além de eliminar a eventual sujeira.

Em primeiro lugar escove-o a contra pelo (cabeça, pescoço, dorso, saia e patas) e logo no sentido do crescimento do pêlo; usar rasquiadeira soft (especial para westies, importada é mais macia), pente de metal de dentes médios, e talco.

 

Olhos

 

É indicado limpar a região ao redor dos olhos do Westie pelo menos uma vez por semana. Isso não só melhora a aparência do nosso amigo, retirando a secreção que se acumula no local também ajuda a evitar inflamações e infecções oculares. Use algodão embebido em soro fisiológico ou em água filtrada. A água boricada, segundo alguns oftalmologistas, não é adequada para uso freqüente por ser a base de boro, substância irritante.

 

Ouvidos

 

O Westie não tem tendência natural a desenvolver problemas de ouvidos. Sempre é bom limpar a região a cada 15 dias, o que em geral faz parte da atenção ao nosso amiguinho. Para isso existem produtos próprios no mercado e é fácil de fazer. È bom no caso de você não ter experiência, consultar com seu veterinário o melhor modo de fazer a limpeza dos ouvidos, para evitar irritar o ferir o cão gerar inflamações ou infecções decorrentes de uma técnica errada. Ou peça para alguém experiente no assunto a faça.

 

Unhas

 

Se seu Westie mora num local que carece de surpeficie áspera, é muito provável que as unhas dele não tenham o desgaste natural.  Será necessário cotá-las ou lixá-las todo mês para evitar que incomodem ao andar. Como as unhas dos cães são vascularizadas, tenha cuidado para não atingir algum vaso. Na dúvida, leve para alguém que domine a técnica fazer.

 

Tosa

 

A tosa típica do Westie, pode ser conseguida de diversas maneiras e com diferentes técnicas.

No caso de cães de exposição, mantém o comprimento da pelagem em torno de 5 cm e exige que se arranque parte dos pêlos com as mãos ou com instrumentos específicos. É a única forma de estimular os fios a crescerem duros , como se deseja para o ideal da raça. Este processo requer manutenção semanal, pode ser doloroso e deve ser feito por um profissional experiente. Do contrario o cão pode ser machucado e traumatizado.

Para cães de companhia,  pode-se optar pela tosa similar feita á maquina e tesoura, o penteado é o mesmo, só muda a técnica, que é indolor por sinal.

Seja qual for o penteado adotado para o Westie, é recomendável mantê-lo com a chamada tosa higiênica . Isto é, apara-se os pelos ao redor do ânus e da genitália, o que impede que os excrementos grudem na região, e corta-se curta a pelagem entre os dedos e abaixo dos pés, para evitar escorregões e desconforto ao andar. 

Contatos e Reservas pelo telefone:
12-99658-6742 Vivo / 12-98832-8382 Oi / 11-99270-0356 Claro
canilterrasaltas@yahoo.com.br
Caçapava - SP - Brasil
Copyright 2005 / 2016 - Canil Terras Altas - Todos os direitos reservados
O Canil
Padreadores
Matrizes
Ninhadas
Álbum de Fotos
História da Raça
Comportamento
Padrão da Raça
Cuidados
Saúde
Links