Comportamento
O Comportamento do West Highland White Terrier
O Westie é um cão franco, aberto, curioso, alegre e barulhentamente altivo, com uma enorme carga de adrenalina.
Vive muitos anos e tem uma saúde excelente. É resistente e perseverante, um companheiro ideal e um ótimo cão de guarda.
Muitas vezes especialmente os machos desenvolvem apatias que, com o tempo podem se transformar em um verdadeiro ódio para com outros cães do mesmo sexo, mesmo que não sejam da mesma raça.
O instinto caçador do Westie
O instinto caçador do Westie cria uma predisposição natural a enfrentamentos, sobre todo na cidade.
É preciso ter cuidado para evitar atropelamentos, já que o Westie pode facilmente correr atrás de um gato, por exemplo. Por isso, nunca se esqueça: “westie na rua, somente na guia”.
O Westie, como qualquer Terrier, se empolga na briga. Por este motivo, não é bom estimular sua agressividade, já que sua tenacidade é tão grande que tem a capacidade de superar qualquer expectativa humana.
Capacidade de aprendizagem
O Westie possui uma capacidade de aprendizagem muito boa e imediata. A chave para isto é estimular sempre a curiosidade e a atividade extrema.
Um sistema de sucesso para ensinar o Westie é captar toda sua atenção mediante exercícios e brincadeiras que entusiasmem a ambas partes sendo muito generoso com agrados e premiações.
Muitos handlers de cães para televisão e cinema dos Estados Unidos concordam em preferir os Westies e os Terriers em geral pelo entusiasmo, sua generosidade e sua grande capacidade de entendimento.
O Westie também “educará” você. Se você tiver uma boa capacidade de compreensão e assimilação, ele mostrará o significado das expressões somáticas e vocais, quais são seus gostos, desejos e quais são seus inimigos.
O cão pode ensinar com boas maneiras como respeitá-lo, mas também pode ser mais brusco se você fizer ouvidos surdos a ele.
Um cão ideal para a família
Um Westie não é esquivo nem desconfiado. Não guarda rancor e se distrai com muita facilidade.
Ele é muito simples, segue seu instinto muito mais que seu pensamento, tem algumas ideias fixas e não tem medo de enfrentar alguns fracassos de percurso.
Robusto e brincalhão, o Westie conquistou enorme popularidade devido ao seu aspecto atraente: olhos, nariz e boca preta em contraste com a pelagem branca e abundante, além do temperamento irrepreensível, corajoso e destemido.
Sentem-se realmente felizes quando tratados como membro da família com quem participam adoravelmente de brincadeiras e jogos.
É ideal para quem deseja um cão saudável e ativo, sem latir muito ou exigir atenção.
O Westie é travesso, afetuoso, devotado, inteligente e extremamente esperto. Ele se dá bem com crianças e outros animais, o que faz dele o cão ideal e por excelência da família.