COMPORTAMENTO
WEST HIGHLAND WHITE TERRIER

 

O Westie é um cão franco, aberto e curioso, alegre e barulhentamente altivo, com uma enorme carga de adrenalina. Vive muitos anos e tem uma saúde excelente; é resistente e perseverante, um companheiro ideal e um ótimo cão de guarda. 

 

Muitas vezes especialmente os machos desenvolvem apatias que, com o tempo podem se transforma num verdadeiro ódio para com outros cães do mesmo sexo, mesmo que não sejam da mesma raça.
Infelizmente não existe método nenhum para resolver esta questão, a não ser que se tente condicionar o cão para se concentrar em alguma coisa que chame sua atenção e que o mantenha “distraído” nas horas mais difíceis (bonecos com barulho, dozinhos como premiação, bolinhas com barulho, etc). 

 

O instinto caçador dele cria uma predisposição natural a enfrentamentos, sobre todo na cidade. De fato não é estranho um atropelamento  por correr atrás de um gato, ou envenenamento por morder um sapo, ou um rato contaminado, e outras coisas que chamam o instinto do nosso fiel amigo.
Por isso nunca se esqueça nem por um segundo “Westie na rua somente na guia”, deixar ele solto é realmente uma roleta russa para ele logicamente!

 

O Westie como qualquer Terrier que preste, se empolga na briga, por este motivo não é bom estimular sua agressividade, já que sua tenacidade é tão grande que tem a capacidade de superar qualquer expectativa humana; tem que ter muito cuidado para introduzir um novo elemento no equilíbrio já constituído. 

 

A gente comete  muitos erros com facilidade, a maioria das vezes por desconhecimento sobre a forma de comunicação canina, entendendo de forma erra a mensagem por comparação com a psicologia e forma de expressão humana. Com o tempo a dupla homem-Westie em particular evidenciara a supremacia do Westie, naturalmente líder, tudo isto acontecendo na frente de todos os membros da família, que mesmo com a aplicação de todas a regras lidas nos livros,  vai ver como o cãozinho vai tomar pose da família.

 

A certeza da supremacia sobre seus donos que alguns cães tem, ainda mais se o cão não tem sido bem educado, pode causar inúmeras dificuldades na convivência com a família. Em muitos casos os donos disputam com o cão a liderança na casa, por meio de extenuantes demonstrações de força física e psicológica, tornando a vida do animal num inferno, já que o equilíbrio psíquico do cão necessita de coerência e suas atitudes nascem de modo espontâneo, ditadas por regras de bom senso completamente naturais.

 

O Westie possui uma capacidade de aprendizagem muito boa e imediata; de qualquer modo, a palavra chave para isto é estimular sempre a curiosidade e a atividade extrema; um sistema de sucesso para ensinar ele e captar toda sua atenção mediante exercícios e brincadeiras que entusiasmem a ambas partes sendo muito generoso com agrados e premiações.
Muitos handlers de cães para televisão e cinema dos Estados Unidos concordam e preferir os Westies e os Terriers em geral pelo entusiasmo, sua generosidade e sua grande capacidade de entendimento.

 

Também o Westie “educará” você, se você tiver uma boa capacidade de compreensão e assimilação, ele mostrará o significado das expressões somáticas e vocais, quais são seus gostos, desejos e quais são seus inimigos; pode ensinar com boas maneiras como respeitá-lo, mas... também pode ser mais brusco se você fizer ouvidos surdos a ele!

 

Um Westie não é esquivo nem desconfiado; não guarda rancor e se distrai com muita facilidade. 
Resumindo, ele é muito simples, segue seu instinto muito mais que seu pensamento, tem algumas idéias fixas e não tem medo de enfrentar alguns fracassos de percurso.

 

Robusto e brincalhão, conquistou enorme popularidade devido ao seu aspecto atraente: olhos, nariz e boca preta em contraste com a pelagem branca e abundante, além do temperamento irrepreensível, corajoso e destemido.

Sentem-se realmente felizes quando tratados como membro da família com quem participam adoravelmente de brincadeiras e jogos.

É ideal para quem deseja um cão saudável e ativo, sem latir muito ou exigir atenção.

 

O Westie é travesso, afetuoso, devotado, inteligente e extremamente esperto.

Dão-se bem com crianças e outros animais o que faz dele o cão ideal e por excelência da família.

 
Contatos e Reservas pelo telefone:
12-9658-6742 Vivo / 12-98832-8382 Oi / 11-99270-0356 Claro 
canilterrasaltas@yahoo.com.br
Caçapava - SP - Brasil
Copyright 2005 / 2015 - Canil Terras Altas - Todos os direitos reservados
O Canil
Padreadores
Matrizes
Ninhadas
Álbum de Fotos
História da Raça
Comportamento
Padrão da Raça
Cuidados
Saúde
Links